quinta-feira, maio 27, 2010

Manah de hoje: O homem de pequena estatura.

“O homem pequeno pensa pequeno. O homem grande pensa grande” é comum ver a tempestade e ficar alarmado, mas poucos conseguem acreditar que podem sobreviver e reconstruir a que foi destruído, de forma que, o que faz um homem grande, não é sua estatura e sim suas idéias e atitudes. Como Zaqueu, que sendo de baixa estatura desejou ver Jesus. (Lucas 19:3) - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Zaqueu achou uma solução simples para seu problema. Embora fosse muito rico, não gastou dinheiro tentando criar uma formula para ser grande, Certamente não teria tempo, já que Jesus estava prestes a passar naquele lugar, e sua oportunidade seria única. Ele estava decidido a não perder essa oportunidade por nada nesse mundo. Ele queria ver Jesus, porem sabia que uma grande multidão o impediria de se aproximar dele. Zaque pensou: Se eu fosse mais alto, a multidão não seria problema. É isso! Eu preciso de algo para subir! Então Zaqueu foi ao caminho por onde Jesus ia passar, e lá estava a solução! Uma arvore a beira do caminho!



Muitas pessoas estão no mesmo dilema de Zaqueu; apesar de terem dinheiro e uma posição privilegiada na sociedade, existe algo que seu dinheiro não pode lhe dar. Seja qual for a nossa necessidade, que varia de pessoa para pessoa, o problema nos torna semelhantes a Zaqueu. A nossa limitação e impotência diante de situações como doenças, tragédias, e outros acontecimentos, nos faz sentir pequenos, como era o caso de Zaqueu “De baixa estatura” (Mateus 6:27) - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Precisamos crescer mas não temos tempo... A solução é subir na árvore, agarrar a oportunidade única de ver Jesus.



(Lucas 19:4) - E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.



Zaqueu se certificou do lugar exato que Jesus ia passar, e se antecipou reservando seu “camarote” improvisado. Aqui esta um grande segredo para ser bem sucedido: Antecipar-se. Muitos reprovaram a escolha de Jesus de pousar na casa de Zaqueu pois ele era mau visto pela sociedade. Porem o que fez Jesus escolher sua casa para pousar foram dois motivos: Primeiro: Jesus conhecia Zaqueu, embora Zaqueu não o conhecesse. (Lucas 19:3) - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. A prova disso é que o chamou pelo nome. (Lucas 19:5) - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.



Da mesma forma que Jesus conhecia a Zaqueu, embora Zaqueu não o conhecesse, Deus te conhece e hoje ele te chama pelo teu nome.



Segundo motivo: Jesus valorizou o ato de ele se antecipar para vê-lo. A atitude de Zaqueu, chamou a atenção de Jesus. Ele finalmente havia conseguido.

Como acontece em programas de TV , do tipo “um minuto de fama,” Zaqueu se tornou grande, mesmo que por um único momento! Mas isso foi o suficiente para que a salvação entrasse na sua casa. Como foi maravilhoso o que aconteceu na casa de Zaqueu e como se tornou maravilhosa a sua vida a partir de então. Eu creio que nunca mais Zaqueu se sentiu pequeno. Agora ele andava de cabeça erguida pelas ruas da cidade.

(Lucas 19:8) - E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário