terça-feira, março 09, 2010

Manah de hoje: Eliminando o "quase"

03:20 hs. Levanto-me mais uma vez com diligencia para buscar a excelência.

Ele veio. Aleluia! Mais um Manah de Deus Espírito santo!

É frustrante viver a experiência do quase.

“Nadar tanto para morrer na praia” esse ditado popular, expressa a agonia de ver tão próximo a benção e nunca desfrutar dela. Como se fosse uma miragem, assim muitos correm atrás da benção e nunca alcança. Em algum momento da sua vida, você já sentiu o amargo sabor do quase? E quem já não sentiu! vamos eliminar de vez o quase. Vamos passar a viver uma vida com excelência. Diga bem forte: chega de quase!

A verdadeira Sabedoria.

Tiago 3

13 - Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 - Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 - Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 - Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.


A falsa  sabedoria tem seu fundamento na inveja e confusão. Enquanto a verdadeira, tem base na pureza, (santificação) na paz, na moderação, no bom trato, na misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.

A sabedoria comum pode ser encontrada em faculdades, em cursos, em atividades relacionadas ao ensino e aprendizado. A sabedoria animal é a da esperteza. A chamada “Lei da sobrevivência” ou “Lei da selva” ou ainda; “Lei dos mais fortes” nesse tipo de sabedoria, como diz o ditado “o mundo é de quem for mais esperto” uma pessoa prejudica o próximo, mas justifica: antes Ele do que Eu! “Estou defendendo o meu” vivendo assim só resta dizer que a sabedoria que não vem de Deus, é terrena, animal e em ultimo caso diabólica, se tratando de mentes perversas que maquinam o mal, que falam falsamente e que semeiam contendas entre os irmãos.

Provérbios 6

16 - Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17 - Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 - O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 - A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.



A verdadeira sabedoria é encontrada somente por aqueles que acordam para o chamado de Deus como ocorreu a Salomão.



I Reis 3

4 - E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar. 5 - E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. 6 - E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. 7 - Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. 8 - E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. 9 - A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 10 - E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. 11 - E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; 12 - Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 13 - E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias. 14 - E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias. 15 - E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos. 16 - Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele. 17 - E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa. 18 - E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa. 19 - E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele. 20 - E levantou-se à meia noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio. 21 - E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido. 22 - Então disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei. 23 - Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo. 24 - Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. 25 - E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra. 26 - Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o. 27 - Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe. 28 - E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário